terça-feira, 11 de maio de 2010

O novo rock brasileiro.( ou é só modinha?)





Você com certeza não deve ter ouvido falar de Moptop, Valentinos, Rock Rocket....
Esses são alguns exemplos de bandas que fazem parte do cenário alternativo do rock brasileiro, que muitas vezes é prejudicado pela mídia e por garotinhas mimadas.
Você com certeza conhece Cine, Restart, Nxzero e por aí vai bagaça. Só que você nunca parou para pensar o que seria dessas bandas sem a grande jogada das gravadoras e dos produtores para levá-las ao topo das paradas de sucesso(?).
Sim amigos! Eu vos falo que muitas dessas bandas foram criadas para atender o mercado consumidor, e não para fazer música!

O nosso mercado consumidor. Ah, que mercado BÃO!
Os jovens são o grande foco do rock, sempre foram. Mas eu acabei nascendo junto com uma geração que nem chegou a pegar os anos 90 direito e já emplacou em uma atmosfera vazia do rock nacional. Na minha geração, se você quiser conhecer bandas que marcaram época dos anos 60,70 e 80, você tem que correr atrás...
Mas a maioria dos jovens dessa geração é preguiçosa e prefere engolir o que a mídia dá para comer. O resultado de tudo isso é mais estética do que música em si!
Além do modismo exagerado desses jovens alienados, temos o problema das próprias bandas. Você vai demorar a encontrar bandas que façam música sem temer o mercado, como antigamente. Simples. Vimos bandas que não deixavam gravadoras e produtoras moldarem o seu jeito de tocar. Hoje em dia temos bandas que tem até estilista. Não se fazem mais bandas como antigamente!
A mídia não abre espaço para o alternativo. O cenário do rock underground brasileiro é reconhecido lá fora, e excluído aqui dentro.
O problema está na raíz, e a raíz é o povo! As pessoas confundem as influências de fora, como o emocore que foi altamente modificado aqui no Brasil. Eu peço espaço da mídia e do público para bandas que não estejam na trilha sonora de malhação, eu quero bandas que toquem o rock próprio e longe de influências da mídia.

Em um domingo tedioso desses, eu fui assistir o Faustão. Daí eu vi o "Fiuk" falar que baterista não tocava nenhum instrumento..... VIVA HÓRI e os seus 4 músicos.


7 comentários:

  1. MODINHA COMPLETE FAIL. essas bandas não prestam, viva o rock old school /,,/

    ResponderExcluir
  2. Pode crer, e ainda assim as pessoas de nossa geração tem a ousadia de se proclamar roqueiras ou algo semelhante sem ter feito qualquer estudo ou pesquisa sobre o rítmo, viva a ignorância...

    ResponderExcluir
  3. ahuhauahuh
    Olha amigo.. em 2003 o rock nacional não era nem um pouco assim.
    Os beatles tiveram sua fase "Modinha", mas a partir de 66 os caras mudaram o estilo totalmente e foi a melhor fase da banda !
    Daí você vai me dizer que quem não vai atrás de escutar MÚSICA não é um "foda" da sua geração?
    E você sabe o que é liberdade de expressão?
    Bem, acho que não sabe. Eu não sou que nem você. Criticar é uma coisa do ser humano, assim como você fez no meu post. Mas você se contradiz. Por que você não leu e foi assistir um livro e tomar coca cola?!
    Olha meu amigo, música não é uma indústria que você tem que moldar um produto. Opiniões são opiniões. Eu toco trombone, baixo, guitarra, escaleta, e ainda to aprendendo gaita.Música tem que ser bem feita e não fazer que nem o cine que modifica a voz. Quando se critica, não se ofende a pessoa. Eu só exibe fatos, enquanto você mostrou ser contraditório, e não sabe nada de música.
    Sabe, o mundo é alimentado por pessoas como você. Ler livros? Putz... eu já li vários, muito mais do que você. E eu não fico triste por 10 leitores não. Porque eu estou feliz agora, sabendo que você passou um bom tempo escrevendo esse comentário, e se importando com o que eu digo!
    VALEU MEU FÃN AHUAHAUHAUHA´! é nóis e as gatas de órois!

    POR: PREACHER!

    ResponderExcluir
  4. ô anônimo, entao você diz que música nao tem compromisso com a qualidade? ótimo argumento, hein?

    404error

    ResponderExcluir
  5. se cine tocasse direito e se eles n fossem coloridinhos e viadinhos, isso nao me incomodaria. O problema é que eles sao, e eu tenho o direito de criticá-los. Que tipo de banda tem como guitarrista um cara q nem uma pestana faz direito? Vai escutar Led Zeppelin, aí você vai ver que música tem um compromisso com qualidade. Ah, e obrigado pela atencao.

    404error

    ResponderExcluir
  6. RATINHOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!
    ATORON POST'S POLÊMICOS

    ResponderExcluir
  7. a música se dividiu em 2 ramos, arte e entretenimento, as bandas old school é q criavam o rock verdadeiro, sem se importar com restrições das gravadoras para vender mais ou coisa do tipo, diferentemente do povo de hj em dia, aquilo era música de verdade.

    ResponderExcluir